Óleo de cozinha - perigo à saúde e ao meio ambiente

Você sabe dos problemas que o óleo de cozinha pode causar no meio ambiente? Além de um agente poluidor, custa muito caro para limpar a água contaminada por óleo. E acreditem, um litro de óleo pode poluir mais de 1.000.000 litros de água!


Jogar este óleo que usamos na pia ou ralo é um grave erro que cometemos, ele vai se agregando com outros resíduos formando um bloco duro provocando entupimento e refluxo de esgoto.


Vamos reaproveitá-lo sem danificar nossa saúde e o meio ambiente! Este óleo pode ser transformado em sabão, biodiesel e até ração animal. É preciso mudar nossos hábitos!

Dicas:
1) Não reutilizar o óleo que já foi usado nas frituras.


O óleo, ao ser aquecido, tem uma transformação quimica surgindo substâncias tóxicas, como por exemplo,  a acroleína, que é cancerígena. 

2) Procure diminuir a quantidade de fritura da sua alimentação
Imagine também que a mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. Após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.

3) Guarde o óleo utilizado dentro de uma garrafa pet e jogue no lixo orgânico mais próximo de sua casa ou se preferir, fabrique o seu próprio sabão em casa. Segue uma receita básica de sabão que você pode usar para lavar roupa, as louças, etc... reaproveite!

Receita de sabão caseiro com óleo de cozinha  
Ingredientes:
- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama
Modo de preparo: Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.






Nenhum comentário: