1 - Lave legumes, verduras e frutas e depois deixe-os de molho (15 minutos) na solução de água mais bicarbonato de sódio (utilize uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água) e enxague-os cuidadosamente.
2 - Em alguns casos, frutas e legumes podem receber uma camada de cera para que não percam a umidade e murchem. Esta cera também contém substâncias fungicidas e bactericidas para evitar o aparecimento fungos e de bactérias. Ex. maçãs, pimentões, berinjelas, grapefruits, melões, nectarinas, pêssegos, etc. Para eliminá-la, sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas vitaminas contidas na casca, mas em compensação terá uma alimentação mais segura.
3 - Procure usar sempre legumes, verduras e frutas da safra, pois possuirão menos defensivos e hormônios.
4 - Legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais.
5 - Dê preferência aos produtos nacionais, ao invés dos importados. Frutas e legumes produzidos localmente não requerem tantos pesticidas como aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo.
6 - No Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia. No caso da produção de uva Rubi e Itália, em São Paulo, são feitas até 40 aplicações de produtos químicos, da brotação até a colheita.
7 - Os consumidores não devem parar de consumir frutas ou verduras; procurem consumir mais os produtos orgânicos.
Bibliografia:
ADDITIVE ALERT – What have they done to our food? – Prepared by Plution Probe
PRODUÇÃO ORGÂNICA DE ALIMENTAÇÃO NATURAL – Adilson D. Paschoal
GUIA PRATICO DE ALIMENTAÇÃO NATURAL – Dr. Márcio Bontempo
REVISTA AGRICULTURA BIODINÂMICA – Artigo: Os venenos e o respeito pela vida – pg. 22 Primavera 97
Vivenda a Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário